Oi, meninas

Nos últimos meses venho sentindo uma fome após às 19h que é quase incontrolável. Eu não me lembro de sentir tanta fome assim na vida!!

Passei a me preocupar. Coisa estranha, pois durante o dia como super controlada. Recentemente eu havia começado a fazer jejum intermitente ao qual me adaptei super bem. Pela manhã, a contrário da noite, praticamente não sinto fome, isso fez com que o jejum se enquadrasse muito bem na minha rotina. No almoço, como bem. Faço aula de zumba e fitdance durante a semana . Parecia que finalmente tinha achada a fórmula para manter meu peso, após eliminar 10kg com a Noz da índia.

De repente vem a tal fome de leão para tentar acabar com todo meu esforço!! O que é isso?? No início achei que fosse normal, pela atividade física que – claro – faz  com que nosso corpo necessite de mais energia. Mas a fome era demasiada! O ápice da minha preocupação veio numa numa quinta-feira: às 19h comi 1 pedaço e meio de pizza, às 20h comi um prato de arroz, feijão e ervilha torta, às 21h comi 3 pêssegos em calda com creme de leite, às 22h comi arroz doce, às 23 comi meio pote de sorvete!

Genteeeeee, parecia que tinha uma solitária dentro de mim. Lógico que a balança acabou com  minha rápida “alegria” de ter uma solitária: engordei quase 2kg em menos de 1 mês. Ou seja, não estava alimentando um verme, estava alimentando meu tecido adiposo (rs

Comecei a pesquisar sobre o assunto, pois estou decidida a nunca mais engordar como engordei no passado. Ainda estou no início de minhas pesquisas e mudanças, ainda sinto uma fome de leão. Agora, por exemplo, são 20:16 de um domingo e vou sair para comprar um frango assado na brasa, faroja, arroz, vinagrete e um pudim. Só de falar minha boca começa a salivar, meu coração acelera e fico ansiosa e impaciente para comer.

Vou passar o que andei pesquisando e com o decorrer das semanas vou contando o que tenho feito para vencer esse “dragão” que quer comer tudo o que vê pela frente.

Espero que esse meu momento ajude a quem também tiver tal fome de leão.

Você já se pegou em um dia em que simplesmente não consegue parar de comer e sentir fome? Parece que há um buraco no estômago e, mesmo depois de fazer uma refeição, já quer comer de novo. Você sabe que não se trata de fome psicológica porque consegue sentir os efeitos da falta de comida, como estômago roncando e energia baixa.

Por que isso acontece, mesmo sem nenhuma modificação na alimentação? O jornal britânico Daily Mail encontrou 8 explicações cientificas para este fenômeno:

Falta de sono

Quem dorme tarde consome até 248 calorias a mais no dia seguinte, diz estudo. O hábito também está ligado à ingestão em dobro de fast foods e refrigerante e pela metade de frutas e vegetais. Isso porque a privação de sono interfere nos hormônios da fome.

Muito carboidrato na noite anterior

Carboidratos refinados causam pico de insulina no sangue e, na sequência, uma drástica queda. Isso significa que, ao acordar, seu cérebro estará implorando por mais glicose, causando muita fome.

Noitada com os amigos

Além da ressaca, beber a mais causa a famosa “larica” na manhã seguinte. Um estudo comprovou que 3 taças de vinho diminuem o nível de leptina, hormônio que reduz o apetite. Além disso, seu fígado esteve muito ocupado para entregar glicose ao cérebro, que, agora, está pedindo por isso.

Anúncios de comida apetitosos

Pesquisadores concluíram que olhar fotos de comidas apetitosas é o suficiente para causar fome, pois produzimos mais hormônio grelina. Mais do que fome, elas causam desejo.

 

Água de menos

Os sintomas da sede são facilmente confundidos com os da fome, fazendo muitas pessoas comerem quando, na verdade, só precisam de um copo d’água.

 

O “efeito buffet”

Um estudo mostrou que comemos 10% a mais quando temos uma grande variedade de comida à disposição – o que ocorre muito em buffets de comida por quilo. Isso porque, nesse cenário, nossos olhos “subestimam” as quantidades de cada prato.

 

Pressa para comer

Quando você acaba com um prato rapidamente, seu estômago pode até estar cheio, mas seu cérebro precisa de tempo para assimilar que você está satisfeito. Especialistas dizem que leva cerca de 20 minutos para esses sinais serem enviados.

 

Menstruação chegando

Durante a segunda metade do ciclo menstrual, seu corpo começa a se preparar para possivelmente carregar um bebê e, para isso, estimula os hormônios da fome para que você crie reservas.

Nos vemos semana que vem!

E, espero, sem esse desespero (rs)

Camila Guerra

 

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe uma resposta