Se sua resposta foi sim, sinto muito, mas você tem um problema ou vai ter.

Ok, o refrigerante é uma delicia, é refrescante, é fácil de achar, tem em toda parte, é barato, “é facim de ser consumido”, é só abrir e pronto. São muitos os motivos que nos levam a consumir litros e litros desse líquido gasoso. E, se por acaso, eu estiver preocupado com a silhueta ainda tem os lights e diets para aliviar a consciência.  

Mas vamos lá, você sabe que essas gostosuras não são tão inocentes assim não é? Vamos começar a prosa pelo conteúdo da tal latinha. O que tem ali dentro de verdade?

A composição dos refrigerantes em geral é cafeína, corantes, conservantes e acidulantes, geralmente o ácido fosfórico. Trazem também grandes quantidades de açúcar e no caso dos refrigerantes light, diet ou zero, adoçantes artificiais.

Agora você já sabe o que tem ali dentro, mas vamos esticar essa prosa, que efeitos esses componentes causam ao nosso corpo?

  • Açúcar – já falamos dele aqui varias vezes, mas vale o repeteco, causa resistência a insulina que leva a obesidade, diabetes tipo 2, inflamação crônica, problemas cardíacos… já dava até para encerrar o papo aqui, mas vamos seguindo
  • Água gaseificada. Esta substância pode causar o aparecimento de cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins.
  • O corante de cor marrom, contido em alguns tipos de refrigerantes é obtido pela aplicação de calor ou de produtos químicos em hidratos de carbono. Este componente é responsável por dar sabor à bebida. O consumo excessivo deste produto pode causar falta de vitamina B6 que irá desencadear espasmos ou contrações musculares. 
  • O aspartame, adoçante utilizado nas versões diet e light dos refrigerantes, pode danificar as células do cérebro e promover o desenvolvimento de tumores cerebrais. Ele também aumenta a acidez da urina.
  • Concentrações elevadas de ácido fosfórico irritam a pele e membranas mucosas. Além disso, o ácido fosfórico danifica o cálcio dos ossosagrava a osteoporose. Também não devemos esquecer que a combinação deste ácido com açúcar refinado e frutose dificulta a absorção de ferro, o que pode causar anemia e baixa imunológica especialmente em crianças, idosos e grávidas.
  • O benzoato de potássio é um conservante, bactericida e fungicida.
  • O ácido cítrico pode causar a erosão dos dentes e irritação local.
  • cafeína pode causar dependência nos consumidores e aumentar a probabilidade de aborto no primeiro trimestre da gravidez. 

A essa altura da prosa de hoje, você já percebeu que o refrigerante além de não ter nada de bom ainda é rico em antinutrientes, ou seja, ele rouba os nutrientes do corpo.

Se isso é ruim para mim e para você que somos adultos, com todo o organismo formado, imagina o que causa em crianças… Essas substâncias causam verdadeiros desastres nesses corpinhos em formação.

  1. Refrigerante contém zero nutrientes, e é rico em calorias e açúcar. Estudos mostram que o refrigerante é o MAIOR causador da obesidade infantil e outras doenças.
  2. Refrigerante tira a fome das crianças, que são menos propensas a comer alimentos nutritivos. Nas que tomam  refrigerante, o organismo absorve menos vitamina A, cálcio, magnésio e outros nutrientes importantes para o organismo, que reduz sua imunidade e as deixam mais propensas a doenças, tanto na infância quanto na vida adulta.
  3. O fósforo, um ingrediente comum no Refrigerante, irá DESTRUIR o cálcio dos ossos. As meninas que bebem mais refrigerante são mais propensas a ossos quebrados. Os médicos estão cada vez mais preocupados com o impacto na saúde das meninas, tendem a ser mulheres com falta de cálcio.
  4. Os estudos mostram uma relação direta entre a cárie dentária e refrigerante. Não só a causa do açúcar nas cavidades, mas os ácidos que destroem o esmalte, este pode começar a dissolver o esmalte dos dentes em apenas 20 minutos. Dentistas relatam perda completa do esmalte nos dentes da frente em meninos e meninas que tomam diariamente refrigerantes.
  5. A cafeína é conhecida por criar dependência física e perturbar o equilíbrio normal da neuroquímica no cérebro em desenvolvimento de crianças. A cafeína estimula a glândula adrenal, sem fornecer o alimento de que ela necessita. Em grandes quantidades, a cafeína pode levar à fadiga adrenal, especialmente em crianças que pode comprometer seu aprendizado na escola.
  6. Beber refrigerantes todos os dias pode levar a distúrbios de açúcar no sangue, e aumentar o risco de contrair a diabetes tipo 2.  
  7. O aspartame, usado em refrigerantes diet, é uma potente toxina no cérebro e do sistema endócrino.
  8. O ácido cítrico, encontrado em refrigerantes, pode conter vestígios de MSG, que é outra toxina cerebral potente. Os sabores artificiais encontrados em refrigerantes também podem conter vestígios dessa substância.
  9. Refrigerantes podem perturbar o frágil equilíbrio, ácido-alcalino do estômago, criando um ambiente ácido contínuo. Isto pode conduzir a uma inflamação do estômago e do revestimento do duodeno.
  10. Refrigerantes tem substâncias de efeito diurético, assim como chá, café e álcool, podendo levar a desidratação.

 

Para encerramento de conversa, creio que você já tenha se convencido do alto preço a pagar pelo consumo frequente de refrigerantes. Presta atenção a essa palavra FREQUENTE. Isso quer dizer que se você não conseguir banir o refrigerante da sua vida, pelo menos faça dele a exceção e não a regra. Não compre e leve para casa, não ponha na lancheira do seu filho. Esse doce refresco hoje pode lhe custar muito caro amanhã. Lembre-se, seu corpo é seu maior bem é nele que você vai passar todos os dias da sua vida.  

#ficaa dicadaDrika

 

Adriana Leão

@drikaleaonutri

 


0 comentário

Deixe uma resposta