Quer ter saúde? Coma comida de verdade!

“Que teu alimento seja teu remédio, e que teu remédio seja teu alimento”

Essa célebre frase de Hipócrates, considerado Pai da Medicina, há quase 2.500 anos atrás, resume toda a ideia de saúde que temos hoje. Saúde corresponde ao equilíbrio do funcionamento metabólico do nosso organismo e a falta desse equilíbrio é a causa das diversas doenças que nos acometem atualmente. E, a alimentação tem papel fundamental nesse equilíbrio/desequilíbrio.

A comida é o combustível do nosso corpo, não podemos nos privar dela, é ela quem vai fazer com que todos os nossos órgãos funcionem permitindo que realizemos nossas tarefas cotidianas, andar, falar e até dormir.

Assim como um automóvel precisa de gasolina (ou álcool, ou diesel) para se locomover, nosso corpo precisa de comida.

Mas com que tipo de combustível estamos abastecendo nosso corpo?

Se colocarmos gasolina batizada no nosso carro ele começa a presentar falhas mecânicas e logo precisamos substituir peças danificadas. A mesma coisa ocorre no nosso corpo se dermos a ele alimento “batizado”.

Nós seres humanos fomos projetados como parte da Natureza, essa sábia senhora nos oferece tudo que precisamos para nos mantermos com saúde.

Porém, a vida moderna, como suas muitas atribuições, ocupações, correria, falta de tempo abriu espaço para que a indústria alimentícia crescesse nos fornecendo alimentos de fácil consumo, tudo prontinho, só teríamos o trabalho de abrir pacotes, potes ou latinhas.

Vamos fazer um exercício aqui: entre a comida se colhida no pasto e, eu e você, abrirmos a latinha em casa, tem um longo tempo a ser percorrido. Como ela não se estraga nesse caminho?

Para resolver esse problema a indústria precisou adicionar aditivos químicos como conservantes, corantes, espessantes, aromatizantes e mais um monte de bruxarias (aqueles nomes esquisitos que vem nos ingredientes e que a gente nunca sabe o que é). E foi assim que a comida de verdade virou produto comestível.

Acontece que nosso corpinho não estava preparado para digerir essas bruxarias todas, esse combustível batizado. Resultado: começa dá defeito, só que, diferente do carro, eu não posso ir ao mecânico trocar minhas peças, enquanto isso os defeitos vão aumentando e é aí que surgem as tais doenças modernas, todas ligadas ao mal funcionamento do corpo.

Doenças ligadas ao mal funcionamento do corpo: 

  • Obesidade
  • Diabetes
  • Cardiopatias
  • Doenças respiratórias
  • Hipertensão arterial
  • Alergias
  • Câncer
  • Problemas gastrointestinais
  • Cefaléias/enxaquecas
  • Depressão
  • Doenças degenerativas

Agora você vai arregalar os olhos e se identificar com algumas delas, isso significa que seu corpo está desequilibrado, que você vem inflamando o bichinho há anos com produtos comestíveis cheios de bruxarias.

Mas também não adianta agora se descabelar e chorar litros por todo esse leite derramado, isso só vai desidratar você. Agora que você já sabe tudo que fez de errado a vida toda e quer recuperar o equilíbrio do seu corpo para evitar ou trará essas mazelas o caminho a seguir é:

  1. Evite alimentos processados cheios de aditivos químicos, prefira comida de verdade, aquela da feira, da quitanda, do açougue.
  2. Diminua o consumo de açúcar, ela inflama seu organismo, vá reduzindo até se acostumar com o sabor natural dos alimentos. Isso vale para adoçantes também.
  3. Troque refrigerantes e sucos de caixinha por suco natural de frutas e água, beba muita água, mesmo sem sede.
  4. Consuma gorduras do bem: óleo de coco, azeites extra virgens, abacate, coco, castanhas, seu coração agradece.
  5. Evite os produtos a base de farinhas brancas e refinadas, use farinhas alternativas e minimamente processadas.
  6. Esqueça os alimentos diet e light da vida, eles são caros e não são naturais. A indústria ao retirar dele a gordura e/ou açúcar adiciona um monte de compensatórios químicos.
  7. ReEduque seu paladar

São mudanças simples, que vão fazer grande diferença na sua saúde e no seu bolso, comida de verdade é saudável e barata, não vem em latinhas. E, por fim, converse com seu médico e nutricionista sobre suplementação alimentar, há casos em que é preciso suplementar alguns micronutrientes.  Só temos esse corpo e é com ele que vamos passar toda nossa vida, vamos cuidar dele um pouquinho melhor???

#ficaadicadaDrika

 

Adriana Leão*

* mestre em Ensino de Ciências e acadêmica de Nutrição.

@drikaleaonutri

adriannacorreia@gmail.com


0 comentário

Deixe uma resposta