Quem usa a noz da índia já deve ter se deparado com alguma situação constrangedora causada pelos gases e flatos, popularmente conhecidos como: peidos, bufas ou pum.

Claro que já passei por diversas situações vergonhosas envolvendo os “pums” que cheiram à morte. Vou contar a pior de todas.

Eu estava passeando com meu namorado na Rua Augusta (São Paulo). Ele parou para olhar uns livros e eu comecei a sentir vontade de soltar um peidinho.

Para não fazer ali na frente dele e de todos, fui para a calçada. Ventava bastante e não tinha nenhum pedestre passando no momento: situação perfeita.

Soltei minha “bufa” e fui caminhando. Bem nessa hora um casal que estava do outro lado da calçada atravessou em minha direção.

Mas não me desesperei pois imaginei que até eles atravessarem a rua o fedor já teria sido levado.

Que nada: subiu um cheiro terrível que nem eu estava suportando. Quando eles pisaram na calçada a mulher disse: “Nossa, tem alguma fossa aberta aqui. Que cheiro horrível!”.

Claro que eu não iria ficar ali parada e levar a “culpa” (que era minha). Então respondi com cara de surpresa: caramba, deve ser algum rato morto. Vamos atravessar a rua. Kkkkkkkkk

Trágico… e cômico

Agora falando mais sério, fui estudar um pouco sobre o assunto e descobri que a grande responsável pelo “cheiro de morte” é a fibra encontrada na noz da índia.

Entenda como isso é possível.

Os alimentos que causam gases, como o feijão e repolho, possuem uma elevada quantidade de fibras e carboidratos que fermentam muito durante a digestão e que, por isso, têm uma maior tendência para provocar gases, especialmente desagradáveis para nossos narizes.

Esse mesmo processo acontece com a noz da índia – que é rica em fibras! Ao longo do dia, as fibras contidas nela juntamente com outros alimentos e água fermentam no trato intestinal. A conclusão disso vocês já conhecem (rs)

Alimentos ricos em gorduras e proteínas, como carnes, não são fermentados no intestino e, por isso, produzem menos gases.

Agora que vocês já sabem porque as “bufas” não são raras quando se usa a noz da índia, vou mostrar umas combinações explosivas de alimentos que você deve evitar (a não ser que queira poluir mesmo nossas vidas):

1.     Feijão + repolho

2.     Arroz integral + ovo + salada de brócolis

3.     Leite + fruta + adoçante à base de sorbitol ou xylitol

4.     Ovos + carne + batata doce

Essas combinações fazem com que a digestão seja mais lenta, deixando o alimento sofrendo fermentação por mais tempo no intestino, o que irá gerar mais gases.

Além disso, pessoas que já sofrem com prisão de ventre também devem evitar essas combinações, pois, em geral, quanto mais lento é o trânsito intestinal, maior a produção de gases.

Para finalizar, vou deixar umas dicas:

·        Tome, no mínimo 2 litros de água por dia

·        Evite beber líquidos durante as refeições, para acelerar a digestão

·        Tomar 1 iogurte natural por dia para melhorar a flora intestinal, e comer abacaxi ou mamão de sobremesa, pois são frutas que favorecem a digestão.

·        Chás como erva-doce, genciana e cardomomo ajudam a reduzir a produção de gases, aliviando a sensação de inchaço intestinal.

Até a próxima,

Camila Guerra

☎ Fale diretamente comigo http://bit.ly/2Uh84Ob

 


0 comentário

Deixe uma resposta