Talvez quem me veja hoje, magra, com saúde e feliz possa achar que nunca tive problemas com peso e questões emocionais. Tive sim. E coisa pior. Não é um assunto de que que goste de lembrar mas acho que é hora de compartilhar um pouquinho do que vivi como uma forma de me livrar desses monstros.

Até em 2002 eu era jovem e saudável, nunca tive problemas com peso, depressão nem nada do tipo. Até que em 2003 algo iria revirar minha vida!!! Do nada, começaram a apareceram manchas em meu rosto, que foram se espalhando pelo corpo inteiro. No início, a dermatologista achou que fosse alguma alergia e comecei a tomar remédios que não deram resultados. Dali para diante fui só piorando. Comecei a ter dores fortes nas juntas, fraqueza musculares. Tinha início minha migração de médico a médico. Nenhum conseguia fornecer um diagnóstico.

Até que o pior estava por vir: depois de muita investigação, descobriu-se que eu tinha uma doença chamada lúpus. Na época, nunca tinha ouvido falar dela, mas fui pesquisar já que minha médica não soube me explicar o que era aquilo.

O que é o Lúpus?
Trata-se de uma doença inflamatória crônica de origem autoimune – isto é, ocorre uma produção excessiva de anticorpos contra as próprias células do organismo ou contra proteínas existentes no núcleo celular. Há dois tipos principais: o lúpus cutâneo, que se restringe à pele, e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que também atinge outros órgãos (esse o meu tipo).

O que pode desencadear o lúpus? Fatores genéticos, hormonais, emocionais e também ambientais – a exposição ao sol, por exemplo, é um deles. A a luz ultravioleta pode ativar o lúpus. Outros elementos podem servir de pontapé para o aparecimento do problema, como infecções virais e até medicamentos.

Na época em que surgiram as misteriosas manchas, eu era gerente de marketing de 2 lojas e vivia sobre constante pressão: metas, funcionários, clientes, faculdade, namoro complicado. O acúmulo de preocupações foi o estopim para que a doença entrasse em atividade!!!! Isso não é mera especulação, mas parte da avaliação médica.

A doença começou a afetar meu coração, articulações, vista etc. A lista de problemas só crescia. Para cada novo sintoma, um novo remédio era receitado. Dentre tantos remédios, o famoso Prednisona (corticoide), um anti-inflamatório que teria que usar continuamente. O efeito colateral mais visível desse medicamento em mim foi aumentar a massa corpórea, ou seja, acumular gordura no corpo. Ele faz crescer a produção de glicose (açúcar) e energia no organismo, a fim de preparar para combater a agressão causada pelo estresse físico. Para piorar ele causa inchaço e retenção líquida.

A doença então começou a afetar seu sistema nervoso central e comecei a ter convulsões terríveis. Comecei a tomar Gardenal, antidepressivos e ansiolíticos para cortar as crises. Aliás, a lista de remédios diários chegou a 20. Estômago, fígado e rins foram sobrecarregados com esse batalhão de medicamentos.

Certo dia descobri que no Hospital São Paulo havia uma equipe médica especialista em lúpus e estavam aceitando “cobaias” para os estudos. Não tinha nada a perder. Fui submetida a exames e tratamentos e em 1 ano a doença foi controlada. Os médicos reduziram para 3 os remédios e suspenderam o corticoide.

Hoje, após quase 14 anos, tomo apenas o antidepressivo e ansiolítico. Se conseguir controlar o emocional, a doença continuará em remissão. Ao parar com os remédios, emagreci e desinchei um pouco mas minha caminhada rumo eu emagrecimento estava apenas no começo.

Dieta, remédios de tarja preta, tratamento estético, academia…e os ponteiros da balança pouco baixavam.

Foi aí que conheci a Noz da Índia e os produtos naturais com que trabalho hoje!!!!

Com a Noz e os produtos que hoje divulgo, voltei os 50Kg e usando calça tamanho 36! Óbvio que não eliminei tanto quilo da noite para o dia. Foram mais de 2 anos para chegar ao corpo que tenho hoje.


0 comentário

Deixe uma resposta