Depressão, ansiedade, são doenças graves que devem ser tratadas, assim como a obesidade, devem ser controladas e acompanhadas por um especialista.

Quando a depressão e a ansiedade estão associadas a um quadro de obesidade, o emagrecimento se torna mais lento e mais difícil para quem está nessa luta.

Fatos

Quem já assistiu o programa Quilos Mortais?

Pra quem não assistiu, vou dar um rápido spoiler, é sobre pessoas com peso na casa dos 270 quilos que estão em busca de uma cirurgia bariatrica para não morrer, mas antes disso, precisam provar que tem sanidade mental o sufuciente para se manter emagrecendo depois da cirurgia. Com isso, o médico estipula metas de emagrecimento antes da cirurgia para ver como as pessoas reagem.

É simplesmente assustador assistir o programa e ver que todos os pacientes não conseguem emagrecer por vontade própria, mesmo eles acreditando que não tem um problema mental, não conseguem emagrecer nada e continuam ganhando peso.

A situação só é resolvida quando vem a intervensão (não militar gente, pelo amoor) de uma psicóloga, e assim ela descobre casos de depressão graves, ansiedade, traumas, e históricos perturbadores que fazem as pessoas se entregarem a esse quadro de comer compulsoriamente.

Depois de terapia e tratamento adequado, essas pessoas conseguem um sucesso no emagrecimento, fazem a cirurgia e seguem a vida emagrecendo e com sanidade mental ok.

Eu não emagreco e não tenho depressão

Você não precisa ter depressão, ansiedade, ou qualquer outro fator que desencadeie a compulsão por comer, ou mesmo sem comer muito que faça você não perder peso.

É a velha história: Não é todo mundo que tem dor que tem dente do siso nascendo, mas todo mundo que tem dente do siso nascendo tem dor!

Não é um fato que justifica outro, mas é mais uma maneira de tentar achar a solução para um problema físico que pode ter origem mental, ou mesmo física, você ja’fez um check-up esse ano para ver como o seu corpo está?

O que fazer para descobrir

Passar em um médico, clinico geral mesmo, e pedir um encaminhamento para o psicólogo, psiquiatra e nutricionista. Esses 3 profissionais podem te ajudar a encontrar um problema que às vezes você nem sabe que te afeta, mas que pode mudar muita coisa na sua vida.

Com um tratamento adequado, a vida se torna mais leve, literalmente, te ajuda a chegar mais fácil nos seus objetivos e você consegue ver mudanças significativas na sua vida!


0 comentário

Deixe uma resposta