A noz da índia é uma semente, sendo assim ela é 100% orgânica, como qualquer outro alimento e tem data de validade. Mas saber se a noz é novinha, boa para o consumo é uma dúvida muito comum entre as usuárias. O medo de tomar uma noz velha e não fazer efeito, ou fazer mal é muito comum. Por isso fiz esse passo a passo para descobrirmos: Como saber se a noz da índia está fresca?

Qual a aparência da noz da índia?

Vamos no passo a passo de como é a aparencia da noz da índia em todas as suas fases:

Depois de colhida do pé, a noz da índia tem essa aparência:

 

Para retirar a semente do jeito que conhecemos, o produtor abre ao meio e fica dessa forma:

 

Depois de retirar dessa casca que parece um pedaço de madeira, a noz ainda tem uma fina casca, que não é comestível, e deve ser retirada para o consumo. A aparência dessa casca é assim:

 

Depois que essa casca é retirada, a noz fica com uma aprencia de pelúcia, como se tivesse mesmo alguns pelinhos por cima dela, quanto mais “fofinha” for essa aparência, mais indica que ela foi retirada da casca recentemente, pois como é muito sensível essa penugem, com o simples contato da mão ela acaba perdendo essa proteção.

 

Assim que o produtor faz todo esse processo, ele envia para os distribuidores, no caso aqui falamos com propriedade somente sobre as sementes recebidas pelo grupo do Eu Magra e Jovem, que chegam assim:

 

Assim que recebemos a noz fresca, já disponibilizamos para o consumo, e a cliente final recebe ela assim:

 

Qual a aparência da noz velha ou vencida?

Qualquer variação que fuja desses exemplos que dei aqui você já pode considerar que a noz não está fresca, porém tem casos que devemos ficar de olho, como:

Coloração

Noz da índia com cor amarela, esverdeada, marrom ou qualquer outra cor que não seja branca ou levente creme, significa que a noz já não está boa para o consumo.

Textura

A noz da índia tem uma textura de castanha, ou de nozes (aquela de natal mesmo), que é dura para você cortar com a mão, mas corta facilmente com uma faca. Se a noz estiver com uma textura molenga, não está boa para o consumo.

Cheiro

A noz não tem cheiro, talvez você sinta um cheiro de mato, de semente, terra molhada, mas isso é caracteristico do ambiente que ela veio e não da semente em si. Então, se a sua semente tem um cheiro forte, ruim ou doce demais, significa que não deve ser consumida.

Mofo

Muito comum, como se trata de um produto orgânico, mofar é uma coisa natural, é quando a noz entra em decomposição. Então ela aprenta uma coloração esverdeada, ou pequenos pontos verdes ou pretos. Essas, de forma alguma devem ser consumidas.

 


1 comentário

Michele Lina da Silva · 08/04/2021 às 19:40

estou com dor abdominal e seios com se estivesse empedrado continuo a tomar ou paro

Deixe uma resposta